Oração Taizé – 100 anos após o nascimento do Irmão Roger

Posted: Maio 10, 2015 in Uncategorized

Ontem, dia 9 de maio, os jovens Grãos de Trigo juntamente com a paróquia de Cernache do Bonjardim reuniram-se na Igreja Matriz para fazer uma Oração de Taizé. Porquê ontem? Bem, dia 12 de maio faz 100 anos que o Irmão Roger nasceu. E quem é o Irmão Roger? O Irmão Roger foi o fundador da Comunidade de Taizé. Nasceu na Suiça em 1915 e11128646_1055674824446203_4851034561383028218_n em 1940 concretizou o seu desejo de criar uma comunidade onde todos os dias se concretizasse a reconciliação entre cristãos, «onde a bondade do coração fosse vivida de forma muito concreta e onde o amor fosse o coração de tudo». É lá que nos encontramos connosco próprios através da oração e da meditação cristã. Reúnem-se jovens de todo o mundo naquele espaço com um mesmo propósito e nem a língua é problema de comunicação. Na Igreja de Taizé são ouvidas músicas de várias línguas, mas muito simples e tranquilas. Esse é o objetivo, deixar-nos levar pelas melodias e permitir que se apodere em nós o espírito cristão que tantas vezes anda perdido.

Para comemorar o aniversário do Irmão realizam-se em vários sítios orações de Taizé em homenagem a ele. Bem ao estilo de Taizé, bem com o espírito de Taizé.

“Cada criatura humana, cada mulher, cada homem e cada criança, precisa de saber que se há violência no mundo é por si próprio que é necessário começar, procurando a forma de se libertar do ódio, da violência interior, e descobrir o pequeno caminho, muito simples, da confiança do coração, da escuta.”

Irmão Roger


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s